O Qi e a força dos sonhos

10-08-2013 11:43

Zao Wou-Ki

 

As principais correntes do pensamento antigo chinês concordam na descrição de um princípio cósmico fundamental de que todo o Universo depende – o Qi (pronuncia-se “tchi”). O Qi primordial pode ser definido como o sopro vital do cosmos. Cada um está ligado a tudo o que existe, porque animado pelo mesmo sopro.

O domínio do Qi enquanto força secreta é feito por uma relação correcta entre o Qi individual e o do Cosmos. Dominar o sopro primordial permite ligar-se à terra e comunicar com todo o Universo.

A relação correcta entre o Qi individual e o do Cosmos revela-se no facto de que quanto mais elevados e menos egoístas forem os nossos ideais, mais o Universo conspira a favor da sua concretização. Se a nossa meta de crescer e prosperar é capaz de gerar crescimento e prosperidade para outros começamos a ganhar cooperação, até de forma inesperada.

É possível ir sempre mais além. À medida que elaboramos visões de futuro em sintonia com o Universo, rumamos em direcção à felicidade. Aprendamos a dar o primeiro passo, ousando sonhar.