Os quatro acordos toltecas

05-08-2013 18:02

 

imagem tirada da internet

 

Don Miguel Ruiz é o autor mexicano do livro “Os Quatro Compromissos – o Livro da Filosofia Tolteca”. Neste livro são-nos propostos “acordos” de nós para nós mesmos com o objetivo de enfraquecer o poder que damos deliberadamente às impressões que vêm do exterior e fortalecer o nosso ser interior.

São eles:


1º) Seja impecável com sua palavra

Este é o mais importante e também o mais difícil de cumprir. A palavra tem poder. Ela é a nossa capacidade de expressar e comunicar aquilo que pensamos e sentimos. Assim, ela pode libertar ou escravizar, pois tem o poder de criar. Ser impecável é não contrariar a nossa natureza, assumindo a responsabilidade pelos nossos pensamentos, sentimentos e atos, sem julgamentos ou culpas.


2º) Não leve nada para o lado pessoal

Não devemos levar para o lado pessoal aquilo que nos dizem. Se levarmos o que for dito para o lado pessoal é como se confirmássemos que o que está a ser dito é verdadeiro e então esta crença passa a fazer parte da nossa autoimagem. Há que aprender a filtrar e perceber até que ponto o que o outro diz é a visão que ele tem de si mesmo.


3º) Não tire conclusões

Temos a tendência para tirar conclusões, precipitadamente, sobre tudo acreditando que a nossa forma de pensar e agir é a correta. Culpamos e reagimos enviando venenos emocionais com estas conclusões precipitadas.


4º) Dê sempre o melhor de si

Neste compromisso colocamos em prática todos os outros. É o que nos coloca em estado de alerta para que “Façamos o melhor”, pois tudo depende de nós.