Mudar-me primeiro

29-07-2013 12:22

 

 

  • Uma história de tradição islâmica relatada por Christiane Singer, no seu livro “O lado positivo das crises”:

“Um velho sábio foi interrogado sobre a trajectória da sua existência até aquele dia. E eis como ele a resumiu em três etapas: Aos vinte anos tinha só uma oração: meu Deus ajuda-me a mudar este mundo tão insustentável, tão impiedoso. E durante os vinte e um anos seguintes, lutei como uma fera para constatar que, afinal, nada tinha mudado. Aos quarenta anos tinha apenas uma oração: meu Deus, ajuda-me a mudar a minha mulher, os meus pais, os meus filhos! Durante vinte anos, lutei como uma fera para. no final, constatar que nada tinha mudado. Agora sou um homem velho e apenas tenho uma oração: meu Deus, ajuda-me a mudar-me – e eis que o mundo, à minha volta, muda!.”

  • Um texto de Laurinda Alves:

"É incrível ver como certas coisas mudam só porque nós mudamos primeiro. Comove assistir a esta dupla mudança, aliás. Diria mesmo esta múltipla mudança, pois trata-se de uma transformação multiplicada por mil e mais mil. Parece exagero? Não é. Muito pelo contrário, e a prova evidente deste efeito multiplicador e contagiante são as ondas concêntricas que se formam no lago quando atiramos uma simples pedrinha à água. As ondas começam por ser círculos apertados que se vão alargando à medida que o movimento evolui e é este movimento que a pequena pedra provoca que mostra que, por um lado as ondas não se podem deter e, por outro lado, nada fica igual."