Desenvolvimento espiritual

05-08-2013 18:05


imagem da internet

 

A sensação de fusão com o Universo para que nos remete a beleza de uma paisagem ou de uma música, o sentimento luminoso de fraternidade de uma comunicação de coração a coração, a energia benéfica que se percebe no silêncio de um lugar de culto, é algo que, cada um de nós, crente ou não, já viveu pelo menos uma vez na vida. Estas diferentes experiências são portas que se abrem para uma outra maneira de ver e ser. Que sejam qualificadas de transpessoais, transcendentais, ou de místicas, têm, todas, um ponto comum: dão-nos uma sensação de plenitude e de crescimento interior. Se surgem, muitas vezes, furtivamente, podem, também, ser programadas e cultivadas. As diversas tradições espirituais dispõem de ferramentas para fazer crescer a nossa consciência, religar-nos à dimensão vertical da existência e mudar o nosso olhar sobre os outros e o mundo. Ver, sentir, compreender para além do mundo material é o que nos propõe o “desenvolvimento espiritual”.

Mas qual o ponto comum entre desenvolvimento espiritual e pessoal? Segundo Michel Lacroix o desenvolvimento pessoal é constituído por “atividades de reforço do eu para o sucesso”. O ponto comum entre os métodos propostos para o desenvolvimento espiritual e pessoal seria o de mobilizar as potencialidades do indivíduo para lhe permitir agir com eficácia a fim de obter resultados reais: mais amor, sucesso, confiança em si… Reduzindo o stress, controlando as emoções ou ainda melhorando a comunicação. Paralelamente a esta corrente largamente divulgada existe uma outra que não se interessa pela afirmação do eu, mas, pelo contrário, pelo que Michel Lacroix chama o seu “potencial de dissolução”. Este filósofo define esta via como um crescimento do ser orientado para o transpessoal, ou seja, uma expansão que ultrapassa os limites do eu. Trata-se de “trocar o realismo do sucesso pela possibilidade de se religar a um outro nível da realidade”, o nosso “ser essencial”.

Aceder a um nível mais profundo do Eu, abrir-se a uma dimensão mais vasta, sensível e generosa, da existência é o caminho do desenvolvimento espiritual.

 

Fonte: Psychologies

Imagem da Internet