As escolhas que nos definem

27-07-2013 10:14

 

 

“Tudo pode ser retirado a um homem, excepto a última das liberdades humanas: Escolher a atitude a seguir perante determinadas circunstâncias.”

                                                                 V. Frankl

 

“Todos somos livres de escolher. A seguir à própria vida é a capacidade de escolha o nosso maior dom. O poder e a capacidade de escolha contrastam fortemente com o paradigma da vitimização e com a cultura de culpabilização tão em voga na actual sociedade."

                                                 Stephen Covey

 

imagem tirada daqui

 

A nossa essência reside, sobretudo, na capacidade de direccionarmos a nossa vida. São as nossas escolhas que nos definem.  É a nossa capacidade de escolha que nos permite progredir e inventar-nos a cada passo.

         “Entre o estímulo e a resposta há um espaço. Nesse espaço situa-se a nossa liberdade e o nosso poder de escolha da resposta. É nessas opções que reside o nosso crescimento e a nossa felicidade.”

         Sem dúvida que a herança genética, o ambiente de amor, ou não, em que vivemos determinam, em grande parte, a amplitude deste “espaço”, mas ainda que o espaço entre o estímulo e resposta corresponda, em termos temporais, a uma fracção de segundo, esse espaço representa a nossa capacidade de escolha, a nossa resposta à situação em causa.

E… Somos uma infinidade de possibilidades, possibilidades que podemos optimizar até ao final dos nossos dias.